
Uma sugestão de atividade a partir o Anel Náutico para o estudo da Geometria
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47207/rbem.v5i1.17891
ISSN2675-5246
AutoresRebeca de Sousa Silva, Francisco Wagner Soares Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira,
Tópico(s)Augmented Reality Applications
ResumoEste artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de graduação ainda em andamento, que busca desenvolver uma interface entre História e Ensino de Matemática. Aqui, na articulação entre essas duas áreas, procuramos estudar o Anel Náutico, na intenção de, futuramente, utilizar esse instrumento matemático histórico antigo em situações didáticas em sala de aula. Neste estudo, temos como objetivo apresentar, a partir do Anel Náutico, uma situação didática voltada ao ensino de Geometria na Educação Básica. Nessa direção, inicialmente são expostas algumas informações sobre a obra na qual está descrito o Anel Náutico, sobre o próprio instrumento e sobre o autor que o propôs. Na sequência, falamos a respeito de elementos relacionados à construção do Anel Náutico e, por fim, tratamos sobre a sequência didática para o ensino de Geometria. Durante todos esses momentos do estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, no caso específico da situação didática, tomamos ainda como aporte a Unidade Básica de Problematização (UBP). Os resultados apontam que o trabalho com o instrumento pode favorecer o ensino de alguns conceitos geométricos, por exemplo, de círculo e de ângulo. À medida em que a pessoa que está utilizando o instrumento mobiliza o conceito de ângulo, pode observar a relação existente com a circunferência, pois isso fica evidente quando é possível concluir que o ângulo junto ao centro é o dobro do que está sobre a circunferência. Diante do observado, concluímos que o trabalho com o Anel Náutico em sala de aula pode, de fato, favorecer o ensino de Geometria.
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