Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A leitura de poemas autoprogramados e de romances hipertextuais

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Linguagem: Português

10.20396/etd.v26i00.8670076

ISSN

1676-2592

Autores

Adair Aguiar Neitzel, Mônica Zewe Uriarte, Aléxsandre de Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a literatura disponível em meio digital. O objetivo é analisar objetos virtuais de aprendizagem de leitura disponíveis na Internet, relacionados à leitura do literário. Esta investigação é qualitativa, com abordagem descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foram os descritores: ciberliteratura, leitura digital, hipertexto, literatura em meio eletrônico, literatura digital, poesia digital, os quais foram lançados no Google para efetuar o levantamento dos objetos virtuais de aprendizagem de leitura. O tipo de amostra foi a não probabilística (intencional), pois os critérios de escolha dos dados foram eleitos pelos pesquisadores. O principal aporte teórico foi Pereira (2019), Rocha e Amâncio (2021), Neitzel (2009), entre outros. Como resultados, indica-se que os dois objetos virtuais de aprendizagem de leitura analisados, o poema autoprogramado Árvore e o romance hipertextual Terminal, se mostraram predispostos a possibilidades de montagem e de combinação, com textualidades múltiplas, ao explorarem as propriedades oferecidas pelo computador, oportunizando grandes sortidos interpretativos e mobilizando percepções diferenciadas do leitor acerca do próprio processo de escrita e de leitura do literário. Evidencia-se que ambos os objetos virtuais podem contribuir para a exploração da função estética da literatura.

Referência(s)