Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Micro duelo: adaptação do jogo Yu-Gi-Oh para o ensino da Microbiologia

2024; Linguagem: Português

10.36239/revisa.v13.nesp1.p274a283

ISSN

2316-848X

Autores

Bruno de Jesus Fontes, Rosania Borges Costa, Iris Nascimento Freitas, Hélio Mitoshi Kamida, Raquel Guimarães Benevides, Silvane Santos, Simone Souza de Oliveira, Cláudio Roberto Nóbrega Amorim,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de professores tutores e professores da Educação Básica, participantes do curso EAD Ensino de Ciências para a Promoção de Saúde na Escola Básica, na construção de um material didático-pedagógico para ser utilizado em sala de aula. Método: Para diversificar a rotina de aulas no ensino de Ciências e Biologia, direcionadas para alunos do ensino médio, os professores da Educação Básica que trabalharam os conteúdos do módulo de Saúde e Educação, desenvolveram um jogo de cartas que aborda a microbiologia, inspirado em Yu-Gi-Oh, uma série animada de mangá (histórias japonesas em quadrinhos), onde os jogadores usam cartas para duelar, em uma batalha simulada. Resultados: O material didático descreve os principais conceitos utilizados no jogo (duelo, pontos de vida, tipos de cartas etc.), as fases do duelo e os passos para iniciar o jogo. As cartas foram adaptadas para os assuntos abordados na microbiologia e continham nome do agente, tipo, descrição, atributo em cores, nível de ação em estrelas, número da carta e os pontos de ataque e de defesa. Conclusão: Espera-se estimular a interação e o aprendizado dos estudantes, através da aquisição de habilidades indispensáveis ao desenvolvimento intelectual e facilitação dos conceitos relacionados à microbiologia.

Referência(s)