Micro duelo: adaptação do jogo Yu-Gi-Oh para o ensino da Microbiologia
2024; Linguagem: Português
10.36239/revisa.v13.nesp1.p274a283
ISSN2316-848X
AutoresBruno de Jesus Fontes, Rosania Borges Costa, Iris Nascimento Freitas, Hélio Mitoshi Kamida, Raquel Guimarães Benevides, Silvane Santos, Simone Souza de Oliveira, Cláudio Roberto Nóbrega Amorim,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoObjetivo: Relatar a experiência de professores tutores e professores da Educação Básica, participantes do curso EAD Ensino de Ciências para a Promoção de Saúde na Escola Básica, na construção de um material didático-pedagógico para ser utilizado em sala de aula. Método: Para diversificar a rotina de aulas no ensino de Ciências e Biologia, direcionadas para alunos do ensino médio, os professores da Educação Básica que trabalharam os conteúdos do módulo de Saúde e Educação, desenvolveram um jogo de cartas que aborda a microbiologia, inspirado em Yu-Gi-Oh, uma série animada de mangá (histórias japonesas em quadrinhos), onde os jogadores usam cartas para duelar, em uma batalha simulada. Resultados: O material didático descreve os principais conceitos utilizados no jogo (duelo, pontos de vida, tipos de cartas etc.), as fases do duelo e os passos para iniciar o jogo. As cartas foram adaptadas para os assuntos abordados na microbiologia e continham nome do agente, tipo, descrição, atributo em cores, nível de ação em estrelas, número da carta e os pontos de ataque e de defesa. Conclusão: Espera-se estimular a interação e o aprendizado dos estudantes, através da aquisição de habilidades indispensáveis ao desenvolvimento intelectual e facilitação dos conceitos relacionados à microbiologia.
Referência(s)