
Oficinas multitemáticas: Estudantes como protagonistas na popularização da ciência em Feira de Santana - BA
2024; Linguagem: Português
10.36239/revisa.v13.nesp1.p263a273
ISSN2316-848X
AutoresRaquel Guimarães Benevides, Cláudio Roberto Nóbrega Amorim, Emília de Brito Valente, Rejane Nunes Lopes de Oliveira, Rogério Mercês Ferreira Santos, Marcos Lázaro da Silva Guerreiro, Lídia Cristina Villela Ribeiro, Érica Maria Granjeiro,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoObjetivo: estimular estudantes a serem protagonistas de ações que fomentassem na sua comunidade a popularização das ciências através de oficinas pedagógicas temáticas, colocando-os como construtores dos saberes, assim como, fortalecendo o papel extensionista da Universidade. Método: As atividades tiveram a participação de 80 alunos e foram desenvolvidas no Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pelos docentes do NUPEECBio, discentes e monitores. Foi realizada na SNCT (2019) com estudantes do Ensino Fundamental (6° e 7° ano) utilizando oficinas multitemáticas em Ciências. Após essa etapa, foram aplicados questionários e a avaliação qualitativa usando a Escala Likert para realizar uma avaliação qualitativa sobre a participação e adesão dos estudantes. Resultados: A análise dos dados em conjunto nos permitiu avaliar o grau de satisfação, percepção e cognição dos estudantes após cada oficina, demonstrando que as estratégias utilizadas foram exitosas. Conclusão: nessa experiência de interface Universidade e Escola básica, foi possível perceber a relevância da junção de atividades teóricas/práticas por meios de oficinas interdisciplinares no despertamento de curiosidade, motivação e receptividade dos estudantes.
Referência(s)