Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Música popular e música pop como paradigmas semióticos de diferenças e imprevisibilidade

2024; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Linguagem: Português

10.15448/1980-3729.2024.1.44050

ISSN

1980-3729

Autores

Nilton Faria de Carvalho,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

As dinâmicas da cultura possibilitam a identificação de processos comunicacionais que tendem à diversidade, às semioses e aos encontros dialógicos. A música pop e a música popular são exemplos dessa processualidade. Pela Semiótica da Cultura de Iuri Lotman, o presente trabalho busca compreender como as linguagens da música pop e da música popular atualizam a cultura midiática e a sua memória, enquanto elementos diferenciais. Em outra etapa, o olhar empírico sobre os artistas BCUC, BaianaSystem e Tom Zé e os movimentos tropicalismo e manguebeat estabelece diálogo com as teorias da diferença na elaboração de uma cartografia. Ao final, o percurso teórico e conceitual construído visa oferecer um método para compreender as diferenciações na cultura midiática contemporânea.

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