Artigo Acesso aberto

Uma proposta de sequência didática para o ensino da força gravitacional na relatividade geral de Einstein

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n3-086

ISSN

1696-8352

Autores

Saulo de Tácito Silveira Santos, Roberto Claudino Ferreira, Amanda Pereira Dantas, Ananda Dantas Azevedo, Daniel Grulha Freire, Geisla Ribeiro Pereira da Silva, Israel Almeida Lopes, Luana Santos Silva Silveira Santos, William Silva Santos,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta de sequência didática transdisciplinar para o ensino da Força Gravitacional na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, direcionada ao 3º ano do ensino médio. O tema surge da necessidade de abordagens inovadoras no ensino de conceitos complexos de Astronomia e Física, visando extinguir as barreiras entre as disciplinas quando se trata de um tema em comum. Assim, tornando o aprendizado mais envolvente e compreensível, utilizando métodos ativos e materiais de fácil acesso. Durante o evento organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Astronomia (NUPESA) intitulado “II Seminário Virtual de Astronomia da UESB” transmitido ao vivo através do Youtube, foi apresentada uma Sequência Didática desenvolvida e durante a apresentação sugestões foram fornecidas sobre como o professor iria explanar o conteúdo, e foi demonstrado a utilização do simulador que representava os efeitos gravitacionais sobre os quais trata a Teoria da Relatividade Geral. Ao término do evento foi disponibilizado um questionário de forma on-line, com o objetivo de coletar informações sobre a sequência didática apresentada. A análise das respostas do questionário revelou uma recepção extremamente positiva da proposta. A maioria dos participantes reconheceu a sequência didática como inovadora, eficaz e acessível. Os resultados indicaram que a sequência didática cumpre com o propósito de ensino e aprendizagem em Astronomia, utilizando a transdisciplinaridade para tornar o ensino de Relatividade Geral mais interessante e acessível.

Referência(s)