
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADA À EXTENSÃO RURAL: proposta a partir de um estudo de caso
2021; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema; Volume: 1; Issue: 20 Linguagem: Português
10.57209/e-locucao.v1i20.418
ISSN2238-1899
AutoresVinícius da Silva Santos, Adébio de Jesus Ribeiro Lisboa, Sérgio Rodrigues de Souza,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO presente artigo aborda a temática sobre transposição didática aplicada à extensãorural: proposta a partir de um estudo de caso. Sua relevância científica concentra-seno fato de ampliar os conhecimentos sobre formas de transpor os conhecimentosalcançados pela pesquisa para os produtores, criando uma forma didática deesclarecer a estes como atuar no manejo diário do solo e na exploração racional dosprodutos agrícolas. Sua relevância social encontra-se no fato de possibilitar ao leitorter contato com os conhecimentos técnicos disponíveis por meio de uma linguagemacessível. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores do setorde pesquisas e ensino ligados à agropecuária e ao campo da transposição didática.Busca analisar como os conhecimentos adquiridos por meio da investigação científicasobre manejo agrícola pode contribuir para que o produtor rural possa preparar-semelhor para enfrentar situações de stress hídrico por falta de água (estiagemprolongada). O estudo fundamenta-se sobre o problema da crise hídrica (seca) queafetou a região norte do Estado do Espírito Santo, no ano de 2014, focando nomunicípio de Ecoporanga. As conclusões a que se pode chegar é que a extensão ruralnecessita de preparar-se didaticamente para que possa fazer chegar ao produtor ruralmais informações e com melhor qualidade técnica e levar dos produtores até oscentros de pesquisa inquietações e indagações sobre solo, clima, manejo e situaçõesde plantio e cuidados agrícolas e zootécnicos.
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