Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O USO DO GOOGLE EARTH COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Issue: 17 Linguagem: Português

10.15628/geoconexes.2023.14601

ISSN

2359-6007

Autores

Luciana de Oliveira Cruz, Enoque Gomes de Morais,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A presente pesquisa buscou apresentar metodologias de ensino-aprendizagem dos conhecimentos cartográficos a estudantes do ensino médio, por meio de uma ferramenta digital chamada Google Earth, culminando em uma ação na qual se empregou o entendimento de uma cartografia digital, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pela esfera escolar para transmitir de forma adequada os saberes geocartográficos. O estudo foi realizado na escola estadual de ensino médio Severo Alves, localizada no município de Breu Branco, no estado do Pará. A oficina didática ocorreu conforme direções dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à pandemia do novo coronavírus, situação presente naquele período. Assim, os autores deste estudo apresentaram aos estudantes o Google Earth, elucidando os componentes do programa que facilitam os entendimentos cartográficos. Como resultado dos pontos abordados na oficina didática, os alunos produziram uma representação cartográfica, concretizando e mostrando os conhecimentos adquiridos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX