
AULA EM CAMPO NOS GEOSSITIOS DO GEOPARK ARARIPE, CEARÁ:
2024; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Issue: 17 Linguagem: Português
10.15628/geoconexes.2023.15004
ISSN2359-6007
AutoresBruna Almeida de Oliveira, Francisco Nataniel Batista de Albuquerque,
Tópico(s)Geological Modeling and Analysis
ResumoA geoconservação dos elementos da geodiversidade passa pela adoção de ações educativas voltadas para a conscientização coletiva em espaços escolares e não-escolares. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo propor aulas em campo para o Ensino Fundamental de Geografia no Geopark Araripe, Ceará de acordo com o principal interesse da geodiversidade de cada geossítio. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa possui um caráter qualitativo e propositiva enquanto objetivo tomando como referência a classificação quanto ao interesse principal da geodiversidade (FUERTES-GUTIÉRREZ; FERNÁNDEZ-MARTÍNEZ, 2010). A escolha do 6º ano de Geografia do Ensino Fundamental justifica-se pelos objetos de conhecimento do currículo escolar que mais se aproximam da temática geodiversidade. Como resultado foram propostos três grupos de aulas em campo: o primeiro, nos geossítios paleontológicos Floresta Petrificada (Missão Velha), Pedra Cariri (Nova Olinda) e Parque dos Pterossauros (Santana do Cariri); o segundo, nos geossítios geomorfológicos Colina do Horto (Juazeiro do Norte), Ponte de Pedra (Nova Olinda) e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri); o terceiro, nos geossítios hidrogeológicos Batateiras (Crato), Riacho do Meio (Barbalha) e Cachoeira de Missão Velha, no município homônimo
Referência(s)