Design de jogos analógicos: desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como ferramenta de comunicação estratégica para a Universidade Federal do Amazonas
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.3-132
ISSN1988-7833
AutoresMarion Litaiff Azize Gomes, Célia Maria da Silva Carvalho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOs jogos sérios fazem parte de uma categoria de jogos com propósitos específicos que vão além do entretenimento, e vêm sendo utilizados para uma ampla gama de finalidades, inclusive como mídias estratégicas customizadas para inserir de forma lúdica e imersiva mensagens organizacionais. Este artigo aborda temas das áreas de game design, jogos sérios e jogos analógicos, tendo como objetivo desenvolver um jogo sério de tabuleiro que informe estudantes das três séries do ensino médio do Amazonas sobre a estrutura, os cursos, os serviços e as oportunidades oferecidas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para isto, foi utilizada uma metodologia projetual em design voltada para a produção de jogos analógicos baseada nos métodos FCECF e Quest 3x4. Como resultado, foi proposto o jogo de tabuleiro “Campus Quest: uma aventura universitária”, que apresenta de forma lúdica e interativa a Universidade e muitas das oportunidades que esta tem a oferecer, cumprindo desta forma uma função de inovação social e de ferramenta estratégica de comunicação, já que procura beneficiar os estudantes para os quais se destina como também a Instituição
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