Artigo Acesso aberto Produção Nacional

50 ANOS DE HISTÓRIA DA FACULDADE ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO: GESTORES E PROFESSORES CUMPRINDO A MISSÃO

2023; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.25194/rf.v16i3.2051

ISSN

2177-7780

Autores

Giza Guimarães Pereira Sales,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Conhecer a história de uma instituição educacional e situá-la no contexto da história da formação docente é um desafio instigante e convidativo aos pesquisadores. Dessa forma, este texto tem o intuito de refletir sobre a relevância, abrangência e contribuição da Faculdade Adventista de Educação (FAED), curso de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), ao longo dos seus 50 anos de existência. Este é o primeiro curso de formação de professores mantido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no Brasil. Para compreender a formação docente no âmbito da instituição adventista no Brasil, este texto enfoca o surgimento e contribuição da FAED. A trajetória de formação de professores no Instituto Adventista de Ensino (IAE) remonta ao ano de 1918 por meio da Escola Normal. Somente em 1973, com a criação da FAED, a instituição promoveu a formação docente em nível superior. A partir de 1999, o IAE foi transformado em UNASP e a FAED passou a ser denominada Curso de Pedagogia. A FAED-Pedagogia iniciou um legado para a formação docente adventista brasileira. Perpetua até os dias atuais por meio do curso de pedagogia e demais licenciaturas, contribuindo significativamente para a melhoria da formação de professores, especialmente para o provimento de professores para a rede de escolas adventistas. Ressalta-se que boa parte da liderança educacional da IASD se formou nessa instituição e ocupou diversas funções: professores, coordenadores, orientadores, diretores em escolas de Educação Básica e Ensino Superior da Rede Adventista no Brasil e na América do Sul com o intuito de cumprir a missão.

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