Tecnologias digitais e ateísmo no Brasil:
2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/1677-1222.2023vol23i2a21
ISSN2236-580X
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste estudo de caráter eminentemente bibliográfico objetiva analisar a temática do ateísmo no contexto da presença cada vez maior das tecnologias digitais em nosso cotidiano com destaque para as redes sociais e seu potencial na disseminação de informações, ainda que nem sempre compromissadas com a verdade. Nesse contexto, problematiza-se a contribuição das tecnologias digitais e mais particularmente das redes sociais na difusão de conteúdos ateístas e seus desdobramentos na sociedade. Os aportes teóricos consideram sobretudo, as contribuições de Martins (2018), Silva (2020), Xavier e Cardoso (2020), Sartre (1970), Camus (2019) e ainda as análises de Sobrino (1975). A partir da literatura analisada e documentos consultados, os resultados apontam que a ascensão do ativismo ateísta no Brasil no início do século XXI foi facilitada pela presença dos elementos do ciberespaço e da cibercultura.
Referência(s)