Artigo Acesso aberto

Tecnologias digitais e ateísmo no Brasil:

2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/1677-1222.2023vol23i2a21

ISSN

2236-580X

Autores

Luís Fernando Lopes,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este estudo de caráter eminentemente bibliográfico objetiva analisar a temática do ateísmo no contexto da presença cada vez maior das tecnologias digitais em nosso cotidiano com destaque para as redes sociais e seu potencial na disseminação de informações, ainda que nem sempre compromissadas com a verdade. Nesse contexto, problematiza-se a contribuição das tecnologias digitais e mais particularmente das redes sociais na difusão de conteúdos ateístas e seus desdobramentos na sociedade. Os aportes teóricos consideram sobretudo, as contribuições de Martins (2018), Silva (2020), Xavier e Cardoso (2020), Sartre (1970), Camus (2019) e ainda as análises de Sobrino (1975). A partir da literatura analisada e documentos consultados, os resultados apontam que a ascensão do ativismo ateísta no Brasil no início do século XXI foi facilitada pela presença dos elementos do ciberespaço e da cibercultura.

Referência(s)