
Narrativas de licenciandas em matemática cujos corpos fogem dos padrões hegemônicos sobre seus percursos formativos
2023; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português
10.23925/1983-3156.2023v25i4p359-389
ISSN1983-3156
AutoresJéssica Maria Oliveira de Luna, Agnaldo da Conceição Esquincalha,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo analisa percursos de jovens mulheres estudantes de licenciatura em matemática sob a perspectiva das epistemologias feministas. A pesquisa fundamenta-se em epistemologias feministas, investigando várias facetas das mulheridades em diferentes contextos. O corpo é examinado através das óticas butlerianas e do transfeminismo, destacando dimensões interseccionais do feminismo negro. O estudo adota uma abordagem qualitativa feminista e utiliza entrevistas narrativas como fonte de dados. Duas licenciandas em matemática auto identificadas como feministas e com corpos políticos dissidentes das normas hegemônicas (uma negra e outra travesti) foram entrevistadas. A análise dos dados inclui a identificação de singularidades nas narrativas das licenciandas e a convergência de temas nas entrevistas. Os resultados indicam que várias mulheridades, enquanto corpos políticos, fomentam uma pedagogia inclusiva pautada na justiça social, questionando a pseudoneutralidade da matemática. Também ressaltam como a visibilidade desses corpos diversos na relação entre professores e alunos enriquece a formação matemática com uma abordagem crítica e envolvente.
Referência(s)