Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Editor de texto em Sistema de Escrita de Libras (SEL) como ferramenta de auxílio a processos de pesquisas, pedagógicos e documentais

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55905/rcssv13n3-003

ISSN

2254-7630

Autores

Bruno Sanzio Mendonça Niella, Daniele dos Santos Barreto, Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

A inclusão social dos surdos passa, certamente, por questões que dizem respeito a uma educação preparada para as especificidades oriundas da surdez e pela via de uma tecnologia que dê conta de atender a essas especificidades. Com o ideal de contribuir para a promoção das condições necessárias ao letramento efetivo de surdos de forma bilíngue, objetivamos desenvolver um editor de texto para o Sistema de Escrita de Libras (SEL), que estivesse apto a ser utilizado como ferramenta de pesquisa, pedagógica e documental, por meio digital, da Libras. Para isso, esboçamos a metodologia de desenvolvimento baseada em três etapas: a primeira, de contextualização do problema, quando foi realizado um estudo do referencial teórico e ocorreram reuniões com a criadora do SEL e com pesquisadores que trabalham com esse sistema, para discutir o que a equipe esperava do editor; a segunda, na qual foi feita uma análise do editor de texto já existente para o SEL, no intuito de traçar parâmetros para a criação da nova ferramenta; e a última etapa, na qual ocorreu o desenvolvimento do editor em quatro fases – levantamento de requisitos do sistema, modelagem destes requisitos, codificação do software e aplicação do teste de usabilidade, para validar o novo editor junto aos seus usuários. Os resultados indicam que a ferramenta desenvolvida é eficiente e possibilita uma digitação, em SEL, mais fluida do que possibilitava a ferramenta anterior, podendo, assim, auxiliar a instrumentalização de surdos na construção de uma educação mais inclusiva.

Referência(s)