
The Taliban and the education of Afghan women: a form of silence, denunciation and resistance
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 1; Issue: 76 Linguagem: Português
10.28998/2317-9945.202376.282-298
ISSN2317-9945
AutoresMaraisa Lopes, Francisca Mônica Da Silva Santos,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoObjetivamos analisar os efeitos de sentido produzidos em uma postagem no Instagram composta por uma fotomontagem, acompanhada de um enunciado, que retrata a ameaça aos direitos educacionais das mulheres afegãs. Em específico, analisar e descrever o funcionamento discursivo dessa ameaça como forma de silenciamento e, do mesmo modo, analisar como a luta pelos direitos estudantis da mulher afegã tem sido uma forma de denúncia e resistência, textualizada, principalmente, por meio da materialidade não-verbal. Para tanto, o arquivo corresponde a uma fotomontagem circulada no Instagram no momento de (re)ocupação pelo Talibã no Afeganistão. A análise foi realizada com base nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Materialista, sob os trabalhos de Pêcheux (1995), Orlandi (2005; 2007; 2020), Modesto (2015), Neckel (2015) e Souza (1997). Com a análise, observamos como a educação feminina afegã, significada na fotomontagem, sofre determinações próprias do autoritarismo, silenciando esse público. No entanto, pelo contexto imediato, notamos movimentos de resistência e denúncia funcionando de modo concomitante. Portanto, ainda que seja uma montagem de uma fotografia, os elementos que diferenciam a fotomontagem de sua versão origem significam de algum modo e vão desencadear efeitos de sentidos outros, mas que estão relacionados em algum ponto com a produção originária.
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