
Castelhanadas e comédias: o estereótipo espanhol durante a Restauração Portuguesa (1640-1668)
2024; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22264/clio.issn2525-5649.2023.41.2.08
ISSN2525-5649
Autores Tópico(s)Early Modern Spanish Literature
ResumoEste artigo tem um intuito de discutir como diferentes características acerca dos espanhóis foram difundidas pela Europa, enfatizando as publicações portuguesas durante a guerra da Restauração (1640-1668). A partir de relações de sucesso impressas em Lisboa e do periódico Mercurio Portuguez, procuramos demonstrar que o estereótipo de hereges, violentos e sobretudo, de mentirosos, foi utilizado nas publicações portuguesas para desacreditar as informações publicadas do lado castelhano. Buscando compreender como determinadas notícias eram reconhecidas como verdadeiras – mesmo que depois fossem desmentidas – entendemos que a autoridade de quem a vinculava e sua repetição constante contribuía para o “efeito de verdade” alcançado nessa guerra de informação.
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