Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Representações de um gráfico de setores para alunos cegos no ensino de estatística

2023; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português

10.23925/1983-3156.2023v25i4p092-110

ISSN

1983-3156

Autores

Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas Vianna, A. C. F. Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como um aluno cego congênito pode realizar a leitura tátil de algumas representações de um gráfico de setores acessíveis. O gráfico apresentado neste trabalho foi retirado de um livro didático de matemática em tinta e representado por meio de grafo-táteis produzidos pelo programa Braille Fácil, pelo software MONET e artesanalmente utilizando diferentes artefatos materiais, tais como EVA, cubinhos do material dourado e diversos tipos de texturas. Este estudo se baseou em trabalhos e pesquisas relacionados às representações gráficas estatísticas e à confecção de materiais acessíveis para alunos cegos e com baixa visão, em especial, grafo-táteis. A metodologia utilizada neste artigo tem caráter qualitativo e foram utilizadas técnicas de entrevistas baseadas em tarefas. Por meio deste instrumento metodológico, descrevem-se o perfil do entrevistado e a maneira como ele realizou a leitura tátil das representações gráficas apresentadas. Nos resultados obtidos, percebeu-se que a interpretação de um gráfico não é aprendida espontaneamente; segue em etapas para que o aluno possa processar as informações de modo a conectá-las e adquirir um conhecimento que seja significativo para ele.

Referência(s)