Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contar-criar: pesquisa e testemunho sobre fotografia, meditação e educação em saúde

2023; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5965/19843178182023272

ISSN

1984-3178

Autores

Yuri Bittar, Flávia Liberman, Dante Marcello Claramonte Gallian,

Tópico(s)

Participatory Visual Research Methods

Resumo

Este artigo pretende apresentar e discutir um percurso metodológico, a entrevista-ensaio fotográfico, que propõe uma aproximação entre arte, educação e pesquisa, inserido em uma pesquisa em andamento, cujo escopo é o uso da fotografia contemplativa na formação no ensino superior em saúde. Esta se apresenta como ação em uma universidade pública, na forma de disciplina oferecida a graduandos e pós-graduandos. Partindo da História Oral de Vida em composição com um ensaio fotográfico, pretende-se clarificar a relevância da metodologia escolhida para o campo da educação e para pesquisas qualitativas, discutindo como este processo, também chamado de contar-criar, que envolve exercícios de sensibilidade e atenção, contribui para uma formação em saúde mais humanizada e para o auto cuidado dos participantes. Acreditamos que esta proposta, unindo entrevista e fotografia, em uma profunda conexão entre pesquisador e colaborador, ao colocar “alma, olho e mão” para trabalhar na mesma criação, potencializa a capacidade narrativa, abrindo, assim, uma grande janela para a experiência humana.

Referência(s)