
O DESENHO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.28998/contegeo.1i2.6093
ISSN2595-7236
AutoresThiago Calheiros Dantas, Maria Francineila Pinheiro dos Santos, Ana Paula Lopes da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo tem como objetivo discutir os desenhos enquanto recurso didático no ensino de Geografia. Como procedimentos metodológicos utilizou-se de desenhos e justificativas figurativas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Pilar/Alagoas para viabilizar a análise. As representações dos alunos foram analisadas tanto pela sua forma, quanto pelo conteúdo. A análise da forma (desenho) e conteúdo (justificativas) mostra o entendimento que o alunado tem acerca das relações que possuem com o mundo no lugar (es), as especificidades do(s) lugar (es), e os sentimentos que as pessoas desenvolvem neste(s) espaço(s) e com o outro. Os resultado deste estudo demonstra que os alunos trouxeram fortemente nos desenhos, as relações com o seu cotidiano, destacando a influência da mídia orientando suas concepções, e os sentimentos de pertencimento em relação a rua onde residem.
Referência(s)