Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ritual como princípio de ensino em Angola

2024; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 68 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n68.25407

ISSN

1983-9278

Autores

Mbandu Luvumbu Nsingui, Karyne Dias Coutinho,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida em Luanda (Angola), junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), que investiga aspectos etnoteatrológicos de manifestações culturais angolanas. Trata-se aqui especificamente de discutir a relevância e as possibilidades de se entender certos elementos de rituais angolanos como princípios de ensino a serem considerados em escolas de educação básica, sobretudo por meio do trabalho com linguagens artísticas que voltem sua atenção para a riqueza cultural das diferentes línguas e corporeidades maternas de Angola. A prática pedagógica com elementos ritualísticos de manifestações culturais angolanas é aqui abordada como forma de ampliarem-se as oportunidades de — por meio do trabalho com linguagens artísticas (dança, teatro, música, etc.) que manifestem performances típicas dos rituais — compreender, situar e reatualizar a produção dos saberes e conhecimentos locais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX