A prática interdisciplinar de jovens universitários: a conversação como intervenção em alunos de uma escola pública
2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv7n1-111
ISSN2595-6825
AutoresIara Lamas, Paulo Vinícius Costa Moresi, Christian Higor Marques De Souza, Hannya Braga Pinto Coelho, Natália Lanza Bagno, Olívia Mendonça Nunes, Guilherme Domingues Ferreira, Mariana Magalhães Miranda,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoIntrodução: A conversação é uma metodologia de intervenção em grupo no campo da educação, cuja técnica é um dispositivo clínico que permite o exercício da psicanálise aplicada considerando as particularidades do sujeito diante do sofrimento psíquico e impasses da vida escolar. Objetivo: Aplicação da técnica de Conversação enquanto estratégia de promoção à saúde de adolescentes e como prática de desenvolvimento de competência de acadêmicos de medicina e psicologia em lidar com demandas da juventude. Método: Trata-se de uma pesquisa-intervenção apresentada como relato de experiência a partir da aplicação da técnica de conversação realizada com alunos de uma escola pública estadual em Belo Horizonte, no período de março a maio de 2023. Foram realizadas reuniões diagnósticas e devolutivas com a direção da escola e cinco encontros semanais com os alunos. Resultados: Os temas abordados pelos alunos foram ansiedade, estresse, depressão, respeito, bullying, espaço físico da escola (barulho e descrita com grades por todos os lados parecendo uma cadeia), horário integral, grade curricular, preparação para o mercado de trabalho, críticas aos professores e direção, incerteza quanto ao futuro acadêmico/profissional, e percepção de não se sentirem “ouvidos” pela escola. Conclusão: Educadores devem estar capacitados e abertos para as vivências dos discentes, considerando suas subjetividades. A Conversação auxilia essa interlocução por meio do discurso livre que facilita e estimula a auto reflexão, a identificação com grupo, os aspectos subjetivos e a alteridade, importantes referências para a construção da identidade dos jovens, promovendo crescimento e amadurecimento no ambiente escolar.
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