Desafios e resultados de uma gestão feminina tríplice no âmbito de uma escola de governo do Estado do Maranhão 2020/2023
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n3-121
ISSN1696-8352
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoTrata-se de um estudo qualitativo sobre o trabalho de três promotoras de justiça, enquanto gestoras da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Maranhão, partindo dos conceitos de gestão e considerando a perspectiva de gênero como fator impactante nessa gestão. O objetivo geral foi analisar a atuação de três mulheres promotoras de justiça, sua inserção e contributos nos anos de 2020 a 2023 na ESMP/MA. Alguns dos seguintes questionamentos nortearam a pesquisa: Quais as trajetórias de formação e profissional das gestoras? Quais os contributos da gestão escolar das mulheres gestoras da ESMP/MA, no período de 2020 a 2023? Houve impacto na promoção da igualdade de gênero? A pesquisa de natureza qualitativa utilizou como metodologia a análise bibliográfica, documental e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A partir da análise das entrevistas são discutidos aspectos como: o papel do gestor (a), o perfil das entrevistadas, suas ações e as barreiras encontradas nesse contexto; as concepções e práticas das gestoras à luz dos conceitos de gênero. Identificamos preconceitos enfrentados na dinâmica do trabalho e o desenvolvimento de ações afirmativas em prol da igualdade de gênero promovidas por essas diretoras. A pesquisa trouxe elementos para a discussão sobre a gestão escolar na perspectiva de gênero.
Referência(s)