Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Citacionismo como erudição acadêmica e como ação estratégica

2024; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1679-395120230016

ISSN

1679-3951

Autores

Fábio Vizeu,

Tópico(s)

Contemporary Sociological Theory and Practice

Resumo

Resumo A erudição é uma característica representativa para o acadêmico. Ela marca a prosa acadêmica com uma aura de sofisticação e elitização intelectual. Quando a erudição se manifesta na prática do citacionismo, pode constituir-se como uma estratégia de distorção comunicativa instrumentalizada para evitar ou minimizar o debate ou a argumentação mais acurada. Discutir esse problema específico é o objetivo deste ensaio. Para articular essa crítica, consideramos a perspectiva filosófico-sociológica de Habermas, segundo a qual a comunicação constitui um processo de troca de significados intersubjetivos, ao mesmo tempo que se estabelece como um agir estratégico de intervenção no mundo. Nesse sentido, o citacionismo é visto como um importante mecanismo que utiliza especificidades do léxico especializado do mundo acadêmico com o fim de dominação e influência, a despeito da ininteligibilidade derivada deste processo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX