
Citacionismo como erudição acadêmica e como ação estratégica
2024; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1679-395120230016
ISSN1679-3951
Autores Tópico(s)Contemporary Sociological Theory and Practice
ResumoResumo A erudição é uma característica representativa para o acadêmico. Ela marca a prosa acadêmica com uma aura de sofisticação e elitização intelectual. Quando a erudição se manifesta na prática do citacionismo, pode constituir-se como uma estratégia de distorção comunicativa instrumentalizada para evitar ou minimizar o debate ou a argumentação mais acurada. Discutir esse problema específico é o objetivo deste ensaio. Para articular essa crítica, consideramos a perspectiva filosófico-sociológica de Habermas, segundo a qual a comunicação constitui um processo de troca de significados intersubjetivos, ao mesmo tempo que se estabelece como um agir estratégico de intervenção no mundo. Nesse sentido, o citacionismo é visto como um importante mecanismo que utiliza especificidades do léxico especializado do mundo acadêmico com o fim de dominação e influência, a despeito da ininteligibilidade derivada deste processo.
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