
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: JOGO DA ROLETA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS
2024; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25110/educere.v24i1.2024-006
ISSN1982-1123
AutoresIsabel do Socorro Lobato Beltrão, Edilson Barroso Gomes, Elton Márcio da Silva Santos, Francisca Keila de Freitas Amoêdo, Joerlen Alves de Souza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a eficácia do jogo matemático denominado roleta no ensino das operações básicas com números inteiros. O estudo se caracteriza de natureza qualitativa Creswell (2016), por se tratar de uma investigação que transcende o mero conhecer, suscitando compreensão de uma realidade a partir dos dados obtidos nas práticas pedagógicas com alunos do 7° ano de uma escola pública em Parintins. Os resultados das atividades desenvolvidas nas aplicações com o jogo matemático, indicam que o jogo da roleta dos inteiros deu a oportunidade aos alunos a compreenderem melhor os conceitos e diferenças de números positivos e negativos de uma forma lúdica e divertida.
Referência(s)