Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: JOGO DA ROLETA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS

2024; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25110/educere.v24i1.2024-006

ISSN

1982-1123

Autores

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Edilson Barroso Gomes, Elton Márcio da Silva Santos, Francisca Keila de Freitas Amoêdo, Joerlen Alves de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a eficácia do jogo matemático denominado roleta no ensino das operações básicas com números inteiros. O estudo se caracteriza de natureza qualitativa Creswell (2016), por se tratar de uma investigação que transcende o mero conhecer, suscitando compreensão de uma realidade a partir dos dados obtidos nas práticas pedagógicas com alunos do 7° ano de uma escola pública em Parintins. Os resultados das atividades desenvolvidas nas aplicações com o jogo matemático, indicam que o jogo da roleta dos inteiros deu a oportunidade aos alunos a compreenderem melhor os conceitos e diferenças de números positivos e negativos de uma forma lúdica e divertida.

Referência(s)
Altmetric
PlumX