Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GAMIFYCODE UM ESTUDO SOBRE O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS MÓVEIS GAMIFICADOS

2024; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v5i3.4992

ISSN

2675-6218

Autores

Kervin Delan Bezerra Lima, Reudismam Rolim de Sousa, Felipe Pessoa de Carvalho, Dyego Magno Oliveira,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

O ensino de programação tem se tornado cada vez mais relevante no contexto acadêmico, bem como no mercado de trabalho. A capacidade de programar é uma habilidade essencial para profissionais da área de tecnologia e sua demanda só tende a aumentar nos próximos anos. Diante desse cenário, surge a necessidade de criar métodos de ensino eficientes e atrativos para formar programadores qualificados. A partir dessa premissa, foi idealizado o GamifyCode, que através de suas funcionalidades, visa auxiliar no aprendizado de programação, para todos os níveis da educação no Brasil, tanto na educação básica quanto na educação superior. O sistema foi prototipado através do Figma e validado a partir de um experimento com alunos do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O experimento apontou que a junção de elementos de jogos, como recompensas e desafios, alinhado ao processo de ensino, motiva e encoraja o usuário a buscar mais conhecimento, evidenciando o poder lúdico do sistema e, que o estudo de programação Web pode ser algo promissor, interativo e divertido.

Referência(s)