
GAMIFYCODE UM ESTUDO SOBRE O APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS MÓVEIS GAMIFICADOS
2024; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v5i3.4992
ISSN2675-6218
AutoresKervin Delan Bezerra Lima, Reudismam Rolim de Sousa, Felipe Pessoa de Carvalho, Dyego Magno Oliveira,
Tópico(s)Teaching and Learning Programming
ResumoO ensino de programação tem se tornado cada vez mais relevante no contexto acadêmico, bem como no mercado de trabalho. A capacidade de programar é uma habilidade essencial para profissionais da área de tecnologia e sua demanda só tende a aumentar nos próximos anos. Diante desse cenário, surge a necessidade de criar métodos de ensino eficientes e atrativos para formar programadores qualificados. A partir dessa premissa, foi idealizado o GamifyCode, que através de suas funcionalidades, visa auxiliar no aprendizado de programação, para todos os níveis da educação no Brasil, tanto na educação básica quanto na educação superior. O sistema foi prototipado através do Figma e validado a partir de um experimento com alunos do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O experimento apontou que a junção de elementos de jogos, como recompensas e desafios, alinhado ao processo de ensino, motiva e encoraja o usuário a buscar mais conhecimento, evidenciando o poder lúdico do sistema e, que o estudo de programação Web pode ser algo promissor, interativo e divertido.
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