Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagens contemporâneas do formador do professor de Língua Portuguesa

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Issue: 42 Linguagem: Português

10.28998/2317-9945.200842.67-85

ISSN

2317-9945

Autores

Cláudia Rosa Riolfi, Émerson de Pietri, Valdir Heitor Barzotto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente trabalho visa a investigar aimagem de professor universitário formador do professorde Língua Portuguesa que pode ser depreendida deeditais de concursos para ingresso na carreira docente,em cursos de Licenciatura em Letras de Universidadespúblicas brasileiras. Tomamos como objeto de análisedois editais de concursos, publicados em 2007, queregulamentaram as ações de ingresso na carreiradocente de universidades públicas, uma localizada naRegião Centro-Oeste e outra na região Sul. Buscamosresponder a duas questões: a) O que significa explicitara palavra "ensino" em um programa de concurso?; e b)O que significa explicitar o nome de uma disciplina emum programa de concurso? Concluímos que diferentessentidos - produzidos em relações caracterizadaspela consonância, dissonância, ou mesmo pelacontraposição - podem ser atribuídos ao formador, numdeterminado momento histórico. DOI: 10.28998/0103-6858.2008v2n42p67-85

Referência(s)
Altmetric
PlumX