
PNE 2014-2024: (Não) cumprimento das metas e a efetividade do direito à educação
2024; Fundação Carlos Chagas; Volume: 35; Linguagem: Português
10.18222/eae.v35.10590
ISSN1984-932X
AutoresDirléia Fanfa Sarmento, Rute Henrique da Silva Ferreira, Gustavo Arossi,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoO artigo, resultante de uma pesquisa documental, analisa as decorrências do (não) cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação 2014-2024 para a efetividade do direito à educação, no contexto do ensino fundamental. O corpus investigativo, composto de quatro relatórios de monitoramento do PNE, foi analisado pela técnica de análise de conteúdo. Das cinco metas selecionadas, há indicativos de que nenhuma será atingida, apesar dos avanços significativos em duas delas. Persiste a dívida histórica do país com a educação. Diante disso, a efetividade do direito à educação para todos requer investimentos educacionais, a permanência de políticas públicas e programas e a implementação de políticas sociais direcionadas à diminuição das desigualdades, entre outros.
Referência(s)