Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AVENTURA NA TABELA PERIÓDICA: JOGO DE CARTAS DOS ELEMENTOS PARA ESCOLAS PÚBLICAS NO ENSINO MÉDIO

2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v17n3-106

ISSN

1981-223X

Autores

Kessia Larissa Braga Santos, Joquebede Ferreira da Conceição, Joaquim Paulo de Almeida Júnior, Marco Antônio Bandeira Azevedo, Cleidivan Silva Macena,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

A “Aventura na Tabela Periódica” é um inovador jogo educacional, concebido especificamente para estudantes do ensino médio em escolas públicas, com o intuito de fomentar o aprendizado dos elementos químicos de forma interativa e cativante. Utilizando um jogo de cartas, os alunos são instigados a explorar e ampliar seus conhecimentos sobre a tabela periódica, por meio de uma abordagem lúdica. A questão desafiadora que norteou o desenvolvimento deste trabalho foi: “Como instruir os alunos sobre os elementos da tabela periódica de maneira prática, sem recorrer à memorização decorativa?” Diante desse desafio, estabeleceu-se o objetivo principal: “Oferecer aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimento sobre os elementos químicos de maneira divertida, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de observação, raciocínio e tomada de decisões desde seus primeiros contatos com a disciplina de química no 1° ano do ensino médio, ocorrendo no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, localizado na cidade de Imperatriz.” Neste trabalho, optou-se por um jogo de cartas confeccionado com materiais de baixo custo, adaptado ao conteúdo ministrado em sala de aula. A escolha desse jogo baseou-se na dificuldade dos alunos em aprender os elementos químicos, principalmente por serem frequentemente ensinados de maneira teórica e decorativa. A pesquisa empregou diversas abordagens, incluindo revisão bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. A elaboração do jogo foi realizada em consonância com os tópicos das aulas ministradas, e sua aplicação foi conduzida de acordo com a progressão da aula, desde o início até o fim do horário. Os resultados indicam que a adoção de práticas como meio de ensino estimula os alunos a demonstrarem maior curiosidade e participação, reduzindo o receio de se envolverem na aula mesmo sem dominarem completamente o conteúdo.

Referência(s)
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