
“Une autre manière d’enseigner”: as classes nouvelles francesas e seu transbordamento no Brasil nos anos 1950
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 28; Linguagem: Português
10.1590/2236-3459/131443pt
ISSN2236-3459
AutoresLetícia Vieira, Norberto Dallabrida,
Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoResumo O presente artigo se propõe a compreender as classes nouvelles e sua circulação e apropriação no ensino secundário brasileiro nos anos de 1950. Idealizadas e colocadas em marcha por Gustave Monod no ensino secundário francês, a partir de 1945, as classes nouvelles estabeleceram uma cultura escolar inovadora fundamentada na Educação Nova. Essa experiência pedagógica circulou no estado de São Paulo, por obra de Luís Contier, que, após estagiar na França, passou a aplicá-la na escola onde trabalhava. O ensaio de Contier, conhecido como classes secundárias experimentais, instigou o MEC a criar uma legislação, em 1958, que permitia a introdução dessas classes nos colégios brasileiros. Este trabalho é pensado a partir de conceitos da nova história cultural e é realizado com fontes escritas em língua francesa e portuguesa.
Referência(s)