Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A linha do tempo de uma instituição de ensino superior nos caminhos da gestão aprendente

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.3-226

ISSN

1988-7833

Autores

Edgard Larry Andrade Soares, Edna Gusmão de Góes Brennand,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a aplicação da teoria do ciclo de vida no uso intensivo de ativos intangíveis para a manutenção de vantagens competitivas em uma instituição de ensino superior privada e, consequentemente, o processo de criação de valor. Metodologicamente, a pesquisa contou com técnicas de análise documental, tendo como campo empírico a Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e documentos normativos relacionados aos processos de gestão. Para a construção da estrutura analítica da pesquisa, foi desenvolvida uma escala baseada nas etapas do ciclo de vida da instituição, utilizando os conceitos de gestão do aprendizado, do conhecimento, da modernização da gestão e da inovação. A análise preliminar dos resultados foi apresentada aos stakeholders institucionais: professores formadores dos Núcleos Docentes Estruturantes, Conselhos de Curso, representantes discentes, diretores, coordenadores de curso e coordenadores de departamento, que, após discussões e intervenções posteriores, contribuíram para a implementação de mudanças qualitativas na estrutura de gestão. Os resultados das discussões e as diretrizes estratégicas formuladas para a nova gestão da aprendizagem impactaram a execução de diversas ações administrativas e acadêmicas, beneficiando diretamente cerca de 5.000 alunos, 207 professores e a comunidade local e regional. Esses impactos resultaram em novas diretrizes acadêmicas, programas de responsabilidade social e diversos acordos e parcerias cruciais para a melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento das diversas partes interessadas da instituição.

Referência(s)