Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Nem tudo são rosas: comunicação, consumo e causas sociais - estudo de caso da Sociedade Esportiva Palmeiras na rede digital Instagram

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.3-235

ISSN

1988-7833

Autores

Eliane Couto Barbosa, Andres Raphael Cabral Colmenero, Marcelo Isamu Takatsu Morikawa, Marcelo Pereira da Silva, Willian Lindolfo da Silva,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O consumo reestrutura as dinâmicas sociais, individuais e marcárias, haja vista constituir um processo simbólico, idiossincrático e econômico. As práticas do consumo conquistam certo protagonismo e caracteriza a ambivalente sociedade contemporânea, envolvendo diferentes organizações, atores e causas sociais. Postas estas questões, levamos a cabo um estudo de caso da Sociedade Esportiva Palmeiras em relação ao outubro rosa de 2023, focando em uma postagem e nas conversações publicadas na página oficial do Instagram. Infere-se a necessidade de se minimizar a dissonância cognitiva e se pensar estrategicamente a associação de clubes de futebol a causas sociais.

Referência(s)