
O conceito de audiação de Edwin Gordon aplicado na educação musical infantil
2024; Volume: 13; Issue: 16 Linguagem: Português
10.33054/meb131602
ISSN2594-5181
AutoresRegina Finck Schambeck, Ássia dos Santos Barreto,
Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoO artigo apresenta elementos do processo global de aprendizagem musical de crianças conhecido como Teoria da Aprendizagem Musical, concebida pelo músico, professor e investigador no campo da educação musical e da psicologia da música Edwin E. Gordon (1927-2015). Seus estudos são valorizados sobretudo pela amplitude da sua base teórico- metodológica. É uma abordagem de ensino de música dedicada a crianças e tem como embasamento a maneira como elas associam e incorporam a música e interagem com ela. Para exemplificar como essa abordagem é aplicada, trazemos a descrição de três atividades formuladas a partir dos pressupostos da teoria e que demonstram que conduzir e mediar as etapas do processo de aprendizagem musical das crianças dá o espaço necessário para que elas explorem, brinquem, movimentem-se, acompanhem e participem de seu processo de aprendizagem musical.
Referência(s)