Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O conceito de audiação de Edwin Gordon aplicado na educação musical infantil

2024; Volume: 13; Issue: 16 Linguagem: Português

10.33054/meb131602

ISSN

2594-5181

Autores

Regina Finck Schambeck, Ássia dos Santos Barreto,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

O artigo apresenta elementos do processo global de aprendizagem musical de crianças conhecido como Teoria da Aprendizagem Musical, concebida pelo músico, professor e investigador no campo da educação musical e da psicologia da música Edwin E. Gordon (1927-2015). Seus estudos são valorizados sobretudo pela amplitude da sua base teórico- metodológica. É uma abordagem de ensino de música dedicada a crianças e tem como embasamento a maneira como elas associam e incorporam a música e interagem com ela. Para exemplificar como essa abordagem é aplicada, trazemos a descrição de três atividades formuladas a partir dos pressupostos da teoria e que demonstram que conduzir e mediar as etapas do processo de aprendizagem musical das crianças dá o espaço necessário para que elas explorem, brinquem, movimentem-se, acompanhem e participem de seu processo de aprendizagem musical.

Referência(s)
Altmetric
PlumX