Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aplicação do software Ftool: estudo de caso na disciplina de estabilidade do curso técnico pós médio de edificações

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.3-290

ISSN

1988-7833

Autores

Andrey Souza Farias, Sabrina Bleicher,

Tópico(s)

Occupational Health and Safety in Workplaces

Resumo

Este artigo investiga o uso das tecnologias no âmbito da Educação Profissional. Para tanto, descreve a aplicação do software Ftool (Two-dimensional Frame Analysis Tool) na disciplina de estabilidade do curso técnico pós-médio de Edificações do Centro de Educação Profissional (CEDUP) Renato Ramos da Silva de Lages. Tem como objetivo responder se: o uso do programa pode melhorar o desempenho dos estudantes nas aulas de Estabilidade. Como metodologia para atingir o objetivo realizou-se um estudo de caso com estudantes de duas turmas do referido curso, uma do segundo e a outra do terceiro módulo, de modo a perceber como o uso de um programa específico da área de engenharia pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Como resultados, os dados obtidos permitiram inferir que os alunos investigados demonstraram interesse pelo uso da tecnologia como ferramenta de estudo, ainda que, a maioria, estivesse, pela primeira vez, em contato com o programa.

Referência(s)