Qualidade da água doméstica como tema CTS para o ensino de processos de separação de misturas
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n3-183
ISSN1983-0882
AutoresNixon José da Silva Reis, Wilton Rabelo Pessoa, Elenton Oliveira de Souza, Jurandy das Chagas Lima, David Gentil de Oliveira, Valber Márcio de Argolo Melo, Heverton Silva de Oliveira, Paulo Petterson Lima da Silva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEsse trabalho se apresenta como uma Pesquisa-Ação no âmbito da formação cidadã no contexto da Educação Básica na Região Amazônica do Brasil, baseando-se na produção e utilização de um produto educacional temático em turmas do Ensino Fundamental (anos finais). Frente à necessidade do Ensino de Ciências voltado à cidadania e valores éticos aplicados a conflitos socioambientais regionais, onde existem influências de fatores científicos e tecnológicos, e estes sendo validados como instrumentos de intervenção à problemática. Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar possíveis potencialidades para a formação cidadã e o ensino de processos de separação de misturas vinculadas ao tratamento de água, a partir da aplicação do material temático produzido pelo professor pesquisador. A pesquisa possui cunho qualitativo, com aplicação em contexto escolar regular, os resultados foram organizados a partir de aproximações da análise de conteúdo das produções textuais dos alunos, entrevistas semi-estruturadas e de observações e reflexões do docente, tendo os dados organizados em categorias de análise. Os resultados mostram algumas contribuições no que tange o objetivo geral, como maior interesse no estudo por meio da temática com aplicação no contexto local, diálogo ativo durante a apresentação das problemáticas relacionadas ao tema. Entretanto, não foi verificada uma atuação significativa na construção da proposta de intervenção. O surgimento de adversidades e falta de interação presencial com os alunos durante a aplicação do material temático (em parte, devido a Pandemia do COVID-19) possibilitou o surgimento de novas reflexões e desafios quanto ao planejamento, elaboração e aplicação de um material temático na perspectiva CTS.
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