
A VOCALIZAÇÃO DA CONSOANTE LATERAL /l/ NOS ANOS INICIAIS DE ALFABETIZAÇÃO
2024; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n3-169
ISSN2764-7757
AutoresViviani Dias Barradas de Souza, Sidnei Luiz Flach,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO objetivo deste estudo é a análise das variantes para a consoante lateral dental em coda silábica na escrita de crianças em processo de alfabetização, e apontar quais procedimentos pedagógicos podem ser adotados para auxiliar no avanço consciente do processo de escrita. Para tanto, foram analisados os registros das variantes da lateral dental presentes na escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.Utilizamos como base teórica o conceito de vocalização, processo fonológico no qual uma consoante é transformada em vogal ou semivogal em determinadas posições da sílaba ou da palavra. De acordo com a literatura, a vocalização da lateral dental [l] ocorre frequentemente em crianças em processo de alfabetização, e pode ser observada na escrita em momentos como a substituição de "l" por "u" ou a supressão da consoante final em palavras como "saudade" (sa[l]dade) ou "sal" (sa[u]).Nossos principais resultados mostram que a vocalização da lateral dental em coda silábica está presente nos escritos dos alunos analisados, de forma variada e frequente. Além disso, foi observado que a ocorrência de vocalização estava relacionada a fatores linguísticos, como a posição da consoante na palavra, e também a fatores regionais, já que o fenômeno da vocalização é mais comum em certas regiões do país.Com base nesses resultados, nossas contribuições são voltadas para a prática docente sistematizada. Propomos estratégias de ensino baseadas na consciência fonológica, atividades lúdicas e na vocalização da lateral dental, visando auxiliar no enfrentamento desse desafio da escrita. Acreditamos que essa abordagem consciente pode contribuir para a melhoria da aprendizagem da escrita e para a compreensão do processo fonológico da vocalização. Assim, nosso estudo busca contribuir para a compreensão desse fenômeno linguístico tão comum na fala das crianças em processo de alfabetização, oferecendo subsídios teóricos e práticos para os professores que lidam com esse público.
Referência(s)