Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MICROEMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR IMOBILIÁRIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO-PR

2024; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.56083/rcv4n3-175

ISSN

2764-7757

Autores

William da Silva Ditos, Iuri Maiante Affonso, Josimari de Brito Morigi,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o planejamento estratégico de uma microempresa do setor imobiliário, localizada na cidade de Campo Mourão-PR, buscando propor sugestões de melhorias práticas. Para tanto, este estudo de caso único de cunho exploratório considerou outros estudos já concretizados sobre o tema, e foram realizadas observação sistemática da realidade da empresa e aplicação de entrevistas semiestruturadas com stakeholders, que foram analisadas seguindo uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos evidenciam que o planejamento estratégico na imobiliária analisada não vem seguindo critérios deliberados, e os sócios-proprietários geralmente não se reúnem com certa periodicidade para traçar os caminhos futuros da empresa. Verificou-se ainda que a implementação tem exigido muitos esforços por parte dos sócios proprietários e se observou que eles têm se preocupado somente com fatores econômicos. Os resultados ainda demonstram que a empresa não tem considerado mudar para uma abordagem mais adequada ou mesmo buscar por uma abordagem diferente de acordo com a estratégia em andamento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX