
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MICROEMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR IMOBILIÁRIO, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO-PR
2024; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n3-175
ISSN2764-7757
AutoresWilliam da Silva Ditos, Iuri Maiante Affonso, Josimari de Brito Morigi,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo objetiva analisar o planejamento estratégico de uma microempresa do setor imobiliário, localizada na cidade de Campo Mourão-PR, buscando propor sugestões de melhorias práticas. Para tanto, este estudo de caso único de cunho exploratório considerou outros estudos já concretizados sobre o tema, e foram realizadas observação sistemática da realidade da empresa e aplicação de entrevistas semiestruturadas com stakeholders, que foram analisadas seguindo uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos evidenciam que o planejamento estratégico na imobiliária analisada não vem seguindo critérios deliberados, e os sócios-proprietários geralmente não se reúnem com certa periodicidade para traçar os caminhos futuros da empresa. Verificou-se ainda que a implementação tem exigido muitos esforços por parte dos sócios proprietários e se observou que eles têm se preocupado somente com fatores econômicos. Os resultados ainda demonstram que a empresa não tem considerado mudar para uma abordagem mais adequada ou mesmo buscar por uma abordagem diferente de acordo com a estratégia em andamento.
Referência(s)