Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Nadejdas, Vânias e Marias

2024; Volume: 19; Issue: 34 Linguagem: Português

10.48075/rlhm.v19i34.30852

ISSN

1983-1498

Autores

Paula Márcia Lázaro da Silva, Ana Paula Rabelo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a trajetória de três mulheres e suas relações com a arte e a resistência ao silenciamento que, historicamente assombra o protagonismo feminino, sufocando anseios e buscas por uma existência plena e legítima. Nadejda, esposa do poeta Russo Óssip Mandelstam, acompanhou o exílio do marido na Rússia stalinista enquanto memorizava seus poemas na tentativa de garantir que a obra de Óssip sobrevivesse ao tempo e se tornasse conhecida das futuras gerações. Maria Vânia, cantora e cofundadora do grupo mineiro “Trem das Gerais”, que, ao lado do marido e dos dois filhos, se dedica a propagar canções autorais, de domínio público e de compositores regionais, cuja arte insiste em manter vivas as tradições populares das “Gerais”. Sua voz de mulher “Cantadeira”, como se autodenomina, ressoa da região do Triângulo Mineiro para o mundo. E como Minas são muitas, Maria Lira Marques fecha esse trio feminino com a força e a arte que brotam do barro e das canções de trabalho das mulheres do Vale do Jequitinhonha. PALAVRAS-CHAVE: Memória. Vozes Femininas. Arte. Cultura.

Referência(s)