
MATEMÁTICA EM LIBRAS: UMA MEMÓRIA VISUAL SOBRE O PROJETO MATHLIBRAS
2023; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15210/expressa.v28i2.6560
ISSN2358-8195
AutoresThaís Philipsen Grützmann, Kelvin Wendel Bohn, Gabriel Henrique Possignolo Gomes, Tatiana Bolívar Lebedeff,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO texto se refere a uma memória visual da extensão, cujo objetivo principal é apresentar as vivências no projeto MathLibras e relatar os desafios sentidos por dois acadêmicos bolsistas do curso de Cinema e Audiovisual, no segundo semestre de 2022, período de ingresso no projeto. Esta memória visual visa destacar os desafios da compreensão de uma nova língua, a experiência multidisciplinar e o estudo inicial sobre Pedagogia Visual realizados no projeto, que é uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática e o Centro de Letras e Comunicação, vinculados à Universidade Federal de Pelotas. O MathLibras é um projeto que visa produzir videoaulas para o ensino de Matemática básica em Libras. A equipe é multidisciplinar, composta por professores surdos e ouvintes, bolsistas, mestrandos e doutorandos de várias áreas de atuação. Destacam-se as produções dos bolsistas, a partir da edição, animação e legendagem das videoaulas que foram gravadas ainda em 2019, antes da pandemia, e o processo de familiarização com a propostapedagógica do projeto.
Referência(s)