Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

perspectiva de gênero e raça nos Livros de História (PNLD 2019-2022)

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11775

ISSN

2595-7880

Autores

Ana Vitória Batista da Silva, Maria Christina Silveira Araujo Lima, Isaíde Bandeira da Silva,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a representação da mulher, principalmente a negra, sob a perspectiva decolonial nas coleções didáticas Ápis História e Liga Mundo História, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019-2022). Assim, foram investigadas as atividades, imagens e seções presentes nos 5 volumes dessas duas coleções de livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cabe salientar que foram utilizados como principais teóricos Beauvoir (1980), Matos (2010), Quijano (2000) e Choppin (2004). Também foram utilizados documentos que norteiam a educação básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Por fim, essa pesquisa tem como objeto de investigação paradigmas que submetem a mulher aos parâmetros eurocêntricos por meio dos livros de História, que resultam na sua sub-representatividade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX