
perspectiva de gênero e raça nos Livros de História (PNLD 2019-2022)
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11775
ISSN2595-7880
AutoresAna Vitória Batista da Silva, Maria Christina Silveira Araujo Lima, Isaíde Bandeira da Silva,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoEssa pesquisa teve como objetivo analisar a representação da mulher, principalmente a negra, sob a perspectiva decolonial nas coleções didáticas Ápis História e Liga Mundo História, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019-2022). Assim, foram investigadas as atividades, imagens e seções presentes nos 5 volumes dessas duas coleções de livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cabe salientar que foram utilizados como principais teóricos Beauvoir (1980), Matos (2010), Quijano (2000) e Choppin (2004). Também foram utilizados documentos que norteiam a educação básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Por fim, essa pesquisa tem como objeto de investigação paradigmas que submetem a mulher aos parâmetros eurocêntricos por meio dos livros de História, que resultam na sua sub-representatividade.
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