
A CONSTRUÇÃO DE UM SEMÁFORO NO TINKERCAD
2022; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15210/expressa.v28i1.4669
ISSN2358-8195
AutoresFabiane Mondini, Ronaldo Araújo de Souza, Maysa Gabriela Lucas Izaias, João Pedro Gonçalves Dias, Eric Ribeiro Alves,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste texto tem por objetivo tematizar a construção de um semáforo na plataforma Tinkercadcom alunos do 5o ano de uma escola pública da cidade de Votorantim — SP. As ações estãovinculadas ao projeto Robótica Educacional: uma proposta para o Ensino Fundamental I, que estáem desenvolvimento desde o primeiro semestre de 2022 por um grupo de estudantes, atendidocom recursos da Coordenadoria de Ações Afirmativas e Diversidades (CAADI), da UniversidadeEstadual Paulista (UNESP). Orientados pela abordagem STEAM e pelo que vem se convencionando a chamar na região de inquérito da Educação Matemática de Educação Tecnológica, desenvolve-mos oficinas de introdução à lógica de programação com o Scratch e elaboramos protótipos tais como dispenser automático de álcool em gel, carrinho de controle remoto, alarme de presença,semáforo. Este último é tematizado neste trabalho porque compreendemos a existência dapossibilidade de abordarmos conteúdos conectados com o presente dos alunos, que vivem emuma realidade de pouco contato com as tecnologias digitais. A abrangência do texto também seestende ao tema das ações afirmativas, que desempenham um importante papel no combate à desigualdade social e às segregações, permitindo que pessoas pertencentes a grupos socialmentemarginalizados alcancem espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico,socioprofissional e cultural.
Referência(s)