Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A CONSTRUÇÃO DE UM SEMÁFORO NO TINKERCAD

2022; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15210/expressa.v28i1.4669

ISSN

2358-8195

Autores

Fabiane Mondini, Ronaldo Araújo de Souza, Maysa Gabriela Lucas Izaias, João Pedro Gonçalves Dias, Eric Ribeiro Alves,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este texto tem por objetivo tematizar a construção de um semáforo na plataforma Tinkercadcom alunos do 5o ano de uma escola pública da cidade de Votorantim — SP. As ações estãovinculadas ao projeto Robótica Educacional: uma proposta para o Ensino Fundamental I, que estáem desenvolvimento desde o primeiro semestre de 2022 por um grupo de estudantes, atendidocom recursos da Coordenadoria de Ações Afirmativas e Diversidades (CAADI), da UniversidadeEstadual Paulista (UNESP). Orientados pela abordagem STEAM e pelo que vem se convencionando a chamar na região de inquérito da Educação Matemática de Educação Tecnológica, desenvolve-mos oficinas de introdução à lógica de programação com o Scratch e elaboramos protótipos tais como dispenser automático de álcool em gel, carrinho de controle remoto, alarme de presença,semáforo. Este último é tematizado neste trabalho porque compreendemos a existência dapossibilidade de abordarmos conteúdos conectados com o presente dos alunos, que vivem emuma realidade de pouco contato com as tecnologias digitais. A abrangência do texto também seestende ao tema das ações afirmativas, que desempenham um importante papel no combate à desigualdade social e às segregações, permitindo que pessoas pertencentes a grupos socialmentemarginalizados alcancem espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico,socioprofissional e cultural.

Referência(s)
Altmetric
PlumX