A CARTILHA E A DOBRADURA DE PAPEL COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
2022; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15210/expressa.v28i1.4650
ISSN2358-8195
AutoresJauri dos Santos Sá, Jamile Maria da Silva Weizenmann, Bruna Karolina Schuster Becker, Uelinton Medeiros Lazzari,
Tópico(s)Cultural Heritage Management and Preservation
ResumoO projeto de extensão Patrimônio Vivo da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) tem o objetivo de transformar a postura social frente ao patrimônio cultural na região do Vale do Taquari/RS. Desde o ano de 2018, foram realizadas ações extensionistas presenciais nos municípios de Santa Clara do Sul, Forquetinha, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. Contudo, devido à pandemia de COVID 19, essa forma de atuação nas comunidades foi interrompida. Para dar continuidade às atividades, o projeto inovou ao elaborar instrumentos de educação patrimonial destinados a alunos do 4o e 5o ano do ensino fundamental das redes públicas municipais. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo criativo de construção de dois instrumentos de educação patrimonial: a cartilha Recolorindo Memórias (volume 1 e 2) e as Dobraduras de Papel, os quais propõem um olhar lúdico sobre edificações remanescentes do período de colonização da região. Para a produção das cartilhas e das dobraduras, buscou-se selecionar construções reconhecidas pelas comunidades, as quais foram identificadas nas rodas de conversas realizadas nas ações extensionistas presenciais. As dobraduras foram elaboradas a partir do redesenho de edificações selecionadas e as cartilhas a partir de croquis, ambos desenvolvidos por voluntários do projeto de extensão. A utilização dos produtos como instrumento pedagógico é inovadora em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, pois a experiência e o contato direto com as evidências e manifestações da cultura tem potencialidade para levar as crianças a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.
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