Realidade Aumentada e CTS: uma associação possível e necessária
2023; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 14; Issue: 5 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v14n5a16
ISSN2179-426X
AutoresRenata Gomes de Oliveira Martins, Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Vera Maria Jarcovis Fernades,
Tópico(s)Augmented Reality Applications
ResumoO artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) através da Bibliometria, que visou investigar de que forma a Realidade Aumentada (RA) é aplicada no ensino de geometria no Ensino médio. A RSL teve como base de dados o Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), no qual foram estabelecidas palavras chaves, bem como o período que foi considerado (2018 – 2020). O objetivo geral é encontrar trabalhos sobre Realidade Aumentada e compreender as contribuições da abordagem CTS (Ciência, Sociedade e Tecnologia). Foi encontrado um total de cento e quarenta e sete trabalhos entre teses e dissertações, sendo que apenas sete versavam diretamente sobre Realidade Aumentada e ensino de Geometria Espacial. Os resultados apontam uma grande defasagem quanto ao número de trabalhos em RA para o ensino de geometria, evidenciando assim a importância de fazer uso da uma abordagem de CTS no ensino de matemática.
Referência(s)