Realidade Aumentada e CTS: uma associação possível e necessária

2023; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 14; Issue: 5 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v14n5a16

ISSN

2179-426X

Autores

Renata Gomes de Oliveira Martins, Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Vera Maria Jarcovis Fernades,

Tópico(s)

Augmented Reality Applications

Resumo

O artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) através da Bibliometria, que visou investigar de que forma a Realidade Aumentada (RA) é aplicada no ensino de geometria no Ensino médio. A RSL teve como base de dados o Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), no qual foram estabelecidas palavras chaves, bem como o período que foi considerado (2018 – 2020). O objetivo geral é encontrar trabalhos sobre Realidade Aumentada e compreender as contribuições da abordagem CTS (Ciência, Sociedade e Tecnologia). Foi encontrado um total de cento e quarenta e sete trabalhos entre teses e dissertações, sendo que apenas sete versavam diretamente sobre Realidade Aumentada e ensino de Geometria Espacial. Os resultados apontam uma grande defasagem quanto ao número de trabalhos em RA para o ensino de geometria, evidenciando assim a importância de fazer uso da uma abordagem de CTS no ensino de matemática.

Referência(s)