
SEMEAR CONSCIÊNCIA PARA COLHER FUTURO
2024; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.61164/rmnm.v3i3.2234
ISSN2178-6925
AutoresFelipe Alan Souza Santos, Alan Nunes Araújo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoAs escolas desempenham um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e preparados cientificamente, incumbidas de fomentar um conjunto de conhecimentos, competências e valores que promovam uma interação responsável com o meio ambiente. Neste contexto, a educação infantil e as séries iniciais apresentam-se como momentos oportunos para o estabelecimento de práticas educativas voltadas ao desenvolvimento de posturas ambientalmente responsáveis entre os estudantes. Este estudo teve como foco avaliar a percepção sobre a degradação ambiental entre alunos do 7º ano do ensino fundamental, explorando tanto abordagens quantitativas, por meio de revisões teóricas em literatura especializada, quanto qualitativas, através da realização de grupos focais com os estudantes. O objetivo foi entender melhor suas concepções e ações em favor do meio ambiente. A análise dos dados coletados revelou insights significativos sobre a práxis dos alunos em relação ao seu papel ativo e crítico na sociedade frente aos desafios ambientais. Este trabalho sublinha a importância de iniciativas educacionais que equipem os jovens com a capacidade de compreender e agir conscientemente em relação às questões ambientais, enfatizando o papel estratégico da educação nas séries iniciais como alicerce para a construção de uma sociedade mais sustentável e menos vulnerável aos riscos ambientais.
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