
INTERAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E SOCIEDADE NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS
2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 6; Issue: especial Linguagem: Português
10.5335/rbecm.v6iespecial.14781
ISSN2595-7376
AutoresDioginys Cesar Felix de Lima, Josivânia Marisa Dantas, Marcelo Prado Amaral-Rosa,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoCompreender a Sociedade atual e o papel da Tecnologia e Ciência exige que se tome como objeto de investigação as próprias inter-relações entre a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Nesse sentido, este estudo buscou identificar as interações percebidas entre Tecnologia na Ciência e Sociedade na visão de professores em formação inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa é de abordagem qualitativa. Participaram 75 licenciandos. Utilizou-se como instrumento um questionário. Para interpretação das respostas empregou-se o método Análise Textual Discursiva. Infere-se que os professores em formação inicial percebem a Tecnologia e suas relações com a Ciência e Sociedade, alinhados ainda a um discurso que se adere a concepção do modelo linear de desenvolvimento. Mencionam-se ainda que denotam a prevalência de concepções instrumentalistas, seguida de concepções deterministas, salvacionistas e utilitaristas de Tecnologia. Discursos mais amplos e críticos sobre Tecnologia foram menos identificados. Sinaliza-se, que a implementação de Dimensões Tecnológicas, aspectos da Teoria Crítica da Tecnologia, História e Filosofia da Tecnologia, Alfabetização Tecnológica e Natureza da Tecnologia na abordagem da Educação CTS nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Licenciatura de Ciências, podem ser caminhos que auxiliem a construção de concepções amplas e críticas sobre Tecnologia e suas relações com a Ciência e a Sociedade.
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