Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ROLETA QUÍMICA

2024; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.61164/rmnm.v3i3.2214

ISSN

2178-6925

Autores

Thais Pinheiro Almeida dos Santos, Yasmin Ribeiro e Silva Araújo, Ewerton Carvalho de Souza, Antônio dos Santos Silva,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Nesse trabalho foi desenvolvido um jogo lúdico para o aprendizado sobre os fundamentos da tabelaperiódica com o objetivo de proporcionar a compreensão dos conteúdos de química e fomentar a prática pedagógica. Para isso, fabricou-se uma roleta com material de baixo custo juntamente com perguntas distribuídas em níveis distintos e sua aplicação envolveu a participação de 39 alunos. Depois da atividade os discentes responderam uma ficha de avaliação referente à metodologia. A maioria dosdiscentes classificou o jogo como uma ótima ferramenta de estímulo ao conhecimento e atribuiu notasentre 8 e 10. Dessa forma, verificou-se que a atividade é um excelente recurso para facilitar a absorçãode conceitos complexos, principalmente os relacionados a química.

Referência(s)