
Diagnóstico ambiental de uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2024.v9.15496
ISSN1981-1764
AutoresNoelma Cristina Santos Freitas, Daniela Maimoni de Figueiredo, Selma de Souza Nunes, Alessandra Aparecida Elzanna Tavares Morini,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo objetivou desenvolver um trabalho de Educação Ambiental no ensino fundamental, por meio do método VERAH de pesquisa-ação, em uma microbacia urbana degradada, em Várzea Grande-MT. O desenvolvimento ocorreu em 3 etapas: 1 - aplicação de um questionário, preparação para as atividades em campo e aulas teóricas; 2 - Vivência em campo: levantamento dos cinco temas do VERAH na microbacia; 3 - Integração dos resultados e proposição de ações para recuperação da microbacia. Os resultados permitiram o levantamento das ações antrópicas que impactam a microbacia, proporcionando uma concepção crítica nos alunos, através do conhecimento interdisciplinar e participativo, bem como a proposição de ações de recuperação ambiental. Permitiu ainda apontar as dificuldades em desenvolver a Educação Ambiental na escola.
Referência(s)