Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Diagnóstico ambiental de uma microbacia urbana como instrumento de Educação Ambiental

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2024.v9.15496

ISSN

1981-1764

Autores

Noelma Cristina Santos Freitas, Daniela Maimoni de Figueiredo, Selma de Souza Nunes, Alessandra Aparecida Elzanna Tavares Morini,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente estudo objetivou desenvolver um trabalho de Educação Ambiental no ensino fundamental, por meio do método VERAH de pesquisa-ação, em uma microbacia urbana degradada, em Várzea Grande-MT. O desenvolvimento ocorreu em 3 etapas: 1 - aplicação de um questionário, preparação para as atividades em campo e aulas teóricas; 2 - Vivência em campo: levantamento dos cinco temas do VERAH na microbacia; 3 - Integração dos resultados e proposição de ações para recuperação da microbacia. Os resultados permitiram o levantamento das ações antrópicas que impactam a microbacia, proporcionando uma concepção crítica nos alunos, através do conhecimento interdisciplinar e participativo, bem como a proposição de ações de recuperação ambiental. Permitiu ainda apontar as dificuldades em desenvolver a Educação Ambiental na escola.

Referência(s)