
A Educação Ambiental na legislação: análise histórica, lacunas e caminhos possíveis
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2024.v9.15597
ISSN1981-1764
AutoresGabriela Dalzoto Mazzutti, Mariana Isabeli Valentim, Danislei Bertoni, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA Educação Ambiental (EA) tornou-se presente na discussão da sustentabilidade após a Conferência Mundial de Meio Ambiente Humano, em 1972. Neste período emergiam debates sobre as consequências que a preservação e a “preocupação excessiva” com o meio ambiente poderiam ocasionar na economia do país. Leis e diretrizes foram criadas objetivando difundir ideais de sustentabilidade e a inserção da EA em todos os níveis de ensino, todavia, a legislação não garante a prática e fiscalização. Norteando-se pelo princípio da EA como direito humano, a legislação municipal apresenta-se como uma alternativa que garante a implementação de políticas e mecanismos locais de gestão, assegurando efetividade de um direito contínuo e coletivo.
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