Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON: UMA PROPOSTA COM ENFOQUE CTS PARA O ENSINO MÉDIO

2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 6; Issue: especial Linguagem: Português

10.5335/rbecm.v6iespecial.14780

ISSN

2595-7376

Autores

Henrique Deon Dalla Corte, Alisson Cristian Giacomelli, Marivane de Oliveira Biazus,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi proposta por Ausubel e baseia-se na possibilidade de construção intencional de novos significados por parte do aprendiz, a partir da interação com significados já existentes em sua própria estrutura cognitiva. Para que isso ocorra é necessário que o aprendiz manifeste disposição para aprender e o material utilizado no processo de aprendizagem seja potencialmente significativo. Considerando-se isso, o presente estudo tratará de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com enfoque em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para alunos da primeira série do Ensino Médio na disciplina de Física. Nesta UEPS abordou-se mais especificamente as Leis de Newton e a sua relação com as leis e dispositivos de segurança no trânsito. O objetivo foi de construir e aplicar uma UEPS para que se pudesse facilitar a construção de uma aprendizagem mais significativa para o aluno, e também de mostrar como a Física faz parte do seu cotidiano. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta permitiram identificar indícios de aprendizagem significativa, mostrando que a UEPS é promissora no sentido de se apresentar como um material de ensino potencialmente significativo.

Referência(s)