Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A PESQUISA COLABORATIVA COMO MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR

2024; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 29; Issue: 58 Linguagem: Português

10.55028/intermeio.v29i58.19892

ISSN

2674-9947

Autores

Alessandra Bonorandi Dounis, David dos Santos Calheiros, Neiza de Lourdes Frederico Fumes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o processo colaborativo para composição de uma rede de apoio à inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral como mediação para a constituição de zonas de desenvolvimento proximais coletivas e modificação revolucionária das práticas escolares relacionadas à inclusão. Foi desenvolvido em uma escola da rede pública municipal de Maceió nos períodos letivos de 2017 e 2018. As constituintes da rede de apoio foram as professoras de sala de aula, as respectivas profissionais de apoio escolar, as gestoras, a coordenadora pedagógica e a assistente social, além de uma técnica de Educação Especial e a mãe da estudante. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Colaborativa e a análise do processo colaborativo foi realizada por intermédio das ações reflexivas propostas por Ibiapina de descrição, informação, confrontação e reconstrução. A partir das análises foi possível identificar a produção de ressignificações coletivas e modificações nas práticas, confirmando a tese de que, quando guiado pelas perspectivas do Método Materialista Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica, o processo colaborativo com uma rede de apoio pode fazer emergir mediações que são potentes na criação de zonas de desenvolvimento proximais coletivas e para proporcionar transformações nas práticas revolucionárias para a inclusão escolar.

Referência(s)