Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Medusa negra: um estudo intermidial sobre a capa de Urucum (2022), de Karol Conká

2023; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17058/rzm.v12i2.18858

ISSN

2318-406X

Autores

Jaimeson Machado Garcia, Rosiana Kist,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Depois de sua curta participação no BBB21, marcada por várias polêmicas e pelo impacto da "cultura do cancelamento" nas redes sociais, a rapper de Curitiba/PR, Karol Conká, lançou Urucum (2022), um álbum que buscava refletir sobre esse período. Além das letras, esse projeto musical se destaca pela produção da capa, na qual a cantora reinterpreta o mito da Medusa. Neste estudo, com base nos conceitos da Intermidialidade propostos por Elleström (2021), nosso objetivo é, nesse sentido, analisar os possíveis significados desse elemento imagético. Primeiramente, exploramos como a capa de um álbum pode ser definida e classificada dentro dessa perspectiva teórica. Em seguida, aprofundamos nossa análise nas modalidades da fotografia, linguagem usada para a composição da capa. Finalmente, utilizando os conceitos de primeiridade, secundidade e terceiridade elencados por Lucia Santaella (2005; 2018) a partir de Charles Peirce, conduzimos uma análise semiótica da capa. Por fim, chegamos à conclusão de que Karol Conká se apropria da personagem mitológica para tratar, entre outras questões, da maneira como foi animalizada em razão de sua participação no reality show.

Referência(s)
Altmetric
PlumX